Noticias


Foto: Bruno Haddad / Cruzeiro

Maior de Minas segura o River Plate com empate na Argentina

Mano valorizou resultado fora de casa e a possibilidade de decidir a vaga no Mineirão
Tudo indicava que seria um jogo difícil na noite desta terça-feira. Cruzeiro e River Plate se enfrentaram pelas oitavas de final da Libertadores da América, em partida de ida. O duelo foi na casa dos argentinos, o que exigiu ainda mais cautela da equipe estrelada. Entretanto, o time comandado por Mano fez uma bela partida, conteve o adversário, que é o atual campeão da competição, e conseguiu o placar de 0 a 0, deixando a decisão para a vaga nas quartas de final para o jogo de volta, no Mineirão.

A partida começou com pressão de ambos os lados, mas o primeiro lance de perigo foi do Cruzeiro. Antes de o relógio bater o primeiro minuto, Orejuela tabelou com Pedro Rocha e arriscou para o gol. A bola acabou passando perto da meta adversária. A equipe argentina teve boa oportunidade aos 24 minutos, Álvares desviou de cabeça, Fábio espalmou e a bola ficou com Nacho Fernández, que acabou chutando para fora. Poucos minutos depois, em cobrança de lateral, Fábio fez boa defesa e, no rebote, Palacios mandou para fora. O Cruzeiro apostava na solidez da sua defesa, fechando os espaços e tentando aproveitar contra-ataques. Aos 36 minutos, Pedro Rocha recebeu na esquerda, se livrou de dois marcadores, mas a defesa argentina acabou interceptando a jogada.

Na volta para a segunda etapa, Mano promoveu a entrada de Ariel Cabral no lugar de Robinho. Aos 2 minutos, Lucas Romero lançou na medida para Marquinhos Gabriel, que saiu na frente de Armani e mandou para o gol. O árbitro, entretanto, consultou o VAR e marcou posição de impedimento, anulando o gol celeste. O River chegou com boa chance aos 21 minutos. Montiel fez cruzamento na pequena área, mas Orejuela estava bem posicionado e afastou o perigo. Aos 39 minutos, em cobrança de escanteio, Lucas Pratto cabeceou e assustou a defesa estrelada. O árbitro contabilizou seis minutos de acréscimo e, já no fim do tempo complementar, com a ajuda do VAR, marcou falta de Henrique em cima de Lucas Pratto dentro da área. Pênalti para o River Plate. Suárez foi para a cobrança e mandou um chute para fora da meta celeste.

Em entrevista, Mano valorizou o resultado fora de casa. “Nos preparamos para enfrentar o campeão da América em sua casa. Esperávamos o jogo com essa característica. Penso que poderíamos ter sido durante os 90 minutos o que fomos no segundo tempo, a equipe trabalhando melhor a bola, encontrando espaços. Erramos muito no primeiro tempo. Levamos um 0 a 0 que é a primeira parte do confronto, mas saímos daqui sabendo o quanto ainda falta para passarmos para as quartas de final”, disse o técnico, que também comentou sobre a importância de poder decidir a vaga com apoio da sua torcida. “Um jogo dessa grandeza, uma disputa desse tamanho, é feita por partes. E uma parte influencia na outra. Na medida em que mesmo sofrendo como sofremos, com o assédio do River à nossa meta, essa confiança que se ganha em cima dessa dificuldade, levando a possibilidade de se decidir em casa, transforma em confiança maior que pode interferir no nosso rendimento em nossa casa. Quando você ganha e conquista mais vezes, você fica com o grupo encorpado. O River é um adversário que vamos respeitar lá, mas vamos ambicionar a classificação. Essa parte positivamente vai influenciar na última”, finalizou o comandante estrelado.

Com a permanência de empate sem gols em Buenos Aires, a decisão ficou para o Mineirão, na próxima terça-feira, às 19h15. Antes disso, a equipe estrelada enfrenta o Atlético-PR, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste sábado, às 19 horas.