Noticias


Foto: AFP / EITAN ABRAMOVICH

Com expulsão absurda, Cruzeiro amarga derrota na Argentina

Árbitro da partida expulsa Dedé e, com um a menos, Raposa precisa reverter os 2x0 no jogo de volta, no Mineirão
Em partida válida pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores da América, o Cruzeiro visitou o Boca Juniors no Estádio La Bombonera. Com exceção dos atletas que desfalcaram a equipe por lesão, Mano Menezes usou o que tem de melhor à disposição para enfrentar a tradicional equipe argentina na noite da última quarta-feira, dia 16. O duelo teve início às 21h45min.

Antes da primeira volta do relógio ser completa, o Maior de Minas já mostrava a que vinha. Em cobrança de escanteio, Thiago Neves chegou no primeiro pau para desviar de cabeça, mas a bola tocou no pé da trave do goleiro Andrada. Os minutos iniciais ocorreram de acordo com o planejado, com a Raposa mantendo a bola nos pés e evitando a pressão da equipe dona da casa. Nos primeiros 20 minutos, o time cinco estrelas teve a maior porcentagem da posse de bola e errou menos passes. Com 35 minutos de bola rolando, Zárate tabelou e conseguiu abrir o marcador para os mandantes. Após o tento, o Cruzeiro seguiu trocando passes em busca de espaço na defesa adversária. Ao fim do minuto acrescido ao tempo normal, os atletas se dirigiram ao vestiário.

Na volta do intervalo, Robinho lançou para Thiago Neves que, desequilibrado, não conseguiu dominar para finalizar bem. No minuto seguinte, Barrios salvou os donos da casa com um carrinho em cima da linha do gol após finalização de Rafinha. Com 22 minutos da etapa complementar, Mano Menezes colocou Rafael Sóbis em campo no lugar de Thiago Neves, que sentiu dores no músculo posterior da coxa. Aos 24 minutos, Andrada e Dedé tiveram um choque involuntário em uma disputa de bola no ar. Após quatro minutos de atendimento ao goleiro, o árbitro revisou o lance no VAR decidiu pela expulsão do zagueiro celeste, causando revolta na comissão técnica e nos demais atletas da Raposa. Com um a menos em campo, Mano substituiu Barcos por Raniel. Com quase quarenta da etapa final, Pablo Pérez encontrou uma sobra de bola na entrada da área e ampliou para o Boca Juniors, sem chance de defesa para Fábio. A terceira e última troca do comandante celeste foi o zagueiro Manoel no lugar o Rafinha. Com raça, o Cruzeiro ainda chegou perto de diminuir a diferença em cobrança de falta do lateral Edílson, mas a bola passou acima da meta adversária. Após quatro minutos de acréscimo, o árbitro encerrou a partida.

Após o término da partida Mano concedeu uma entrevista coletiva onde, apesar das críticas duras à expulsão absurda do zagueiro Dedé, falou sobre a importância de se manter focado e confiante para que a Raposa siga focada em reverter o placar em casa. “Não se trata de perder a concentração. Se trata de perder matematicamente um jogador no melhor momento da partida. Em um lance em que você só precisa ver uma vez para entender. Inacreditável. Mas a gente transforma toda essa raiva em energia para o jogo de volta.” analisou o comandante.

Os atletas que defenderam a camisa azul estrelada foram: Fábio, Edílson, Dedé, Léo, Egídio, Henrique, Lucas Silva, Robinho, Thiago Neves (Rafael Sóbis), Rafinha e Barcos (Raniel). O próximo confronto dos comandados de Mano Menezes acontece já no próximo domingo, dia 23, quando recebe o Santos pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto tem o início marcado para às 19 horas, no Estádio Mineirão.