Noticias


Divulgação A.M.M.

Sistema defensivo

"O processo defensivo, tão odiado pela maioria dos brasileiros, é importantíssimo. E na história do futebol mundial, são exceções as equipes que, sofrendo muitos gols, conquistaram títulos de campeão em importantes competições."
No país do carnaval, do clima tropical e da beleza das praias, a preferência é naturalmente pelo ataque. O objetivo principal do futebol é vencer o jogo e, para que isso aconteça, as equipes são preparadas para marcar gols e também não sofrer. Devido à nossa cultura preferencialmente ofensiva, nossas equipes sofrem muito para entender que é extremamente necessário defender-se com competência. A vitória tão desejada só é conquistada se fizermos mais gols do que sofrermos. Sim, óbvio assim.

O processo defensivo, tão odiado pela maioria dos brasileiros, é importantíssimo. E na história do futebol mundial, são exceções as equipes que, sofrendo muitos gols, conquistaram títulos de campeão em importantes competições. Tratar desse assunto e tentar encará-lo com normalidade passou a ser antipático, mas o futebol não está nem aí para sentimentos menores e cobra muito caro de quem despreza um de seus principais fundamentos. Como diz Muricy Ramalho: “se não respeitar, a bola pune”.

A seleção da Suíça está mostrando na segunda Copa consecutiva que defender-se bem, mesmo não sendo o futebol mais bonito, tem os seus méritos. Quebrou o recorde que pertencia à Itália de maior período sem sofrer gol em mundiais – e chega na última rodada com grandes chances de passar para as oitavas de final pela segunda Copa consecutiva. Para nós, que temos o melhor futebol do mundo, pode não ser nada, mas para eles é muito.

Cuidado, Chile

Fazendo um mundial irrepreensível até agora, com duas vitórias em dois jogos, os chilenos viverão um dilema até a última rodada. Enfrentarão a temida Espanha em seu último jogo na fase de grupos e, se perderem, poderão ficar fora do Mundial. Paralelamente, basta a Suíça vencer a seleção de Honduras – que não fez um ponto até agora – para o pesadelo tomar conta da, até aqui, brilhante campanha dos chilenos.

Acompanhe o Blog do Mano em http://manomenezes.blog.terra.com.br