Noticias


Foto: © Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians.

Vitória sem maiores sustos

Mano comenta a estreia brasileira na Copa do Mundo da África do Sul.
Após assistir ao empate entre Costa do Marfim e Portugal, ficou claro que teremos dois concorrentes duros pela vaga da classificação na fase de grupos. Por parte da Costa do Marfim, tivemos uma equipe com uma média de estatura muito alta aliada a um ótimo condicionamento físico e técnico. Sua disposição tática e estratégica foi de, sem a posse de bola, marcar dentro do seu próprio campo e com a bola, sair rápido adiantando toda a equipe para atacar em velocidade.

Pelo lado português, as dificuldades encontradas tiveram relação com essa postura marfinense. Organizar-se ofensivamente dentro do campo do adversário é mais difícil. No final, o time de Drogba pressionou mais e esteve mais perto da vitória. O empate ficou de bom tamanho para nós brasileiros.

Valeu esperar pela estreia da nossa Seleção. Sei muito bem que, em geral, os comentários dirão que o Brasil deveria vencer por uma margem de gols maior, já que a diferença técnica existente entre as duas equipes é muito grande. Concordo em gênero, número e grau, mas é importante ressaltar que a Seleção correu poucos riscos e o adversário fechou-se muito bem, oferecendo poucos espaços. A seleção apresentou, na primeira parte do jogo, a mesma dificuldade encontrada nas eliminatórias, quando enfrentou adversários mais fechados – que é a dificuldade de criação para penetração em defesas mais posicionadas. Na segunda parte, o Brasil voltou melhor, com muita movimentação e mais velocidade. Abriu o placar com um golaço de Maicon. Daí pra frente, a atuação geral melhorou. Nunca chegou a ser brilhante, mas foi uma vitória na estreia – o que era o mais importante para hoje.

Individualmente, posso ressaltar as atuações de Michel Bastos, Elano, Robinho e Maicon – este último pelo gol espetacular. Já Kaká e Luis Fabiano, ainda se ressentiram de um melhor ritmo.

Valeu a festa da torcida brasileira e tenho a certeza que o Brasil vai crescer na competição. As declarações pós-jogo confirmaram a consciência que todos têm, e isso é muito bom.

Amanhã, teremos a estreia da Espanha: seleção que tem jogado o melhor futebol nos últimos anos, mas que não tem conseguido confirmar em mundiais. O seu adversário, a Suíça, vai propor um jogo fechado e com muita marcação. Provavelmente, perderá porque esta proposta tática não é suficiente para segurar equipes cheias de alternativas, como é a Fúria.

E você, o que achou da estreia da Seleção Brasileira?

Acompanhe o Blog do Mano em http://manomenezes.blog.terra.com.br