Noticias


Foto: © Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians.

Holanda confirma expectativa e finalmente Brasil vai jogar.

Confira a análise dos jogos desta segunda-feira e a expectativa pela estreia do Brasil na Copa do Mundo da África do Sul.
Hoje, acompanhei a segura atuação da Holanda, confirmando parte das expectativas que anunciei no meu comentário de ontem. A Dinamarca jogou marcando muito atrás e tirou muito dos espaços do jogo, mas também não ameaçou o gol da Holanda quase nunca. Quando outros adversários repartirem melhor a responsabilidade do jogo, a Laranja Mecânica vai aliar mais qualidade de jogo, para justiçar melhor um escore de 2 a 0 que construiu hoje diante da Dinamarca.

Na última partida do dia, Itália e Paraguai empataram em 1 a 1, produzindo pouco futebol. No final, o resultado ficou melhor para amigos latino-americanos.

Amanhã, nossa seleção vai estrear e desde já começam a aumentar os batimentos e a torcida brasileira começa a organizar nas ruas e clubes a tradicional festa que enviará fluidos positivos até a África do Sul.

Nosso adversário é bastante desconhecido dos torcedores em geral. Mas por coincidência, dias antes do sorteio das chaves, esteve no Parque São Jorge a comissão técnica da Coréia do Norte. Falamos sobre tática e questionei sobre as preferências e possibilidades do nosso concorrente direto na Copa. Provavelmente, a Coréia vai jogar no sistema 4-4-1-1. Deverá esperar o Brasil em seu campo e vai tentar aproveitar a velocidade e condicionamento físico de seus jogadores. Não se admire ao vê-los defendendo com uma linha de cinco jogadores. Isso ocorrerá porque o meia-extremo acompanhará nosso lateral até a linha de defesa deles, quando tentarmos inverter o jogo. Espero muita resistência, mas pouco trabalho para nossa defesa – é lógico, se não errarmos muito no meio de campo.

O Brasil não apresentará novidades quanto à formação inicial, mesmo que Dunga tenha realizado muitos treinamentos fechados na reta final da preparação. Vamos jogar o que estamos jogando sem sobressaltos. Aliás, esta é a segurança que traz uma preparação correta e criteriosa. Jogaremos no sistema 4-2-3-1 com variação para o 4-4-2. Podem acreditar na nossa seleção: ela está bem treinada nas duas maneiras.

Portugal e Costa do Marfim se enfrentam no outro jogo da nossa chave e vamos torcer pelo empate. Assim uma vitória nos daria a liderança e isso sempre é bom.

Nem sempre concordamos com tudo – mas não esqueça que, amanhã, somos todos Brasil!

Acompanhe o Blog do Mano em http://manomenezes.blog.terra.com.br