Noticias


As duas maiores torcidas do Brasil se encontram no Maracanã. Foto: © Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians.

Duelo de “nações” no Maracanã

Pelas oitavas de final da Copa Libertadores, o Corinthians vai ao Rio de Janeiro, onde enfrenta o Flamengo no Maracanã, no duelo das duas maiores torcidas do Brasil.
Nesta quarta-feira à noite o Corinthians inicia a sua caminhada na fase de mata-matas da Copa Libertadores da América. E o desafio é diante de outro clube brasileiro, o Flamengo. O confronto acontece a partir das 21h50, no Maracanã, e é válido pelas oitavas-de-final da competição. Como dono da melhor campanha da primeira fase, o Corinthians tem a vantagem de disputar o segundo jogo em casa.

Para a partida desta quarta, o técnico Mano Menezes ainda não vai poder contar com o goleiro Felipe. Ele ainda se recupera de um coágulo na coxa direita e está vetado mais uma vez. Ele foi submetido a um exame na manhã desta segunda-feira, em São Paulo. O teste constatou uma melhora, mas não o suficiente para que ele entre em campo.

Assim, ele permanece em São Paulo fazendo tratamento intensivo. A expectativa é pelo retorno do camisa 1 na segunda partida das oitavas de final, no Pacaembu. Julio Cesar deve ser mantido como titular.

Por outro lado, quem pode ser aproveitado é Alessandro. Mas, segundo Mano Menezes, o lateral direito não vai atuar os 90 minutos, já que fez no último domingo, diante do Botafogo, apenas o seu primeiro jogo como titular desde a lesão que o deixou de fora do time nas últimas semanas.

Terminada a primeira fase da Libertadores, o regulamento permite a inscrição de três novos atletas e a substituição de outros três em cada equipe. O Corinthians aproveitou para incluir na sua lista os nomes do lateral-esquerdo Escudero, do volante Paulinho e do meia Boquita. Os três, inclusive, já podem enfrentar o Flamengo nesta quarta-feira, pelas oitavas de final, no Maracanã.

Corinthians a Flamengo são os clubes mais populares o Brasil. Juntos, os dois representam um terço do total de torcedores do País. E não será a primeira vez que estas duas “nações” entrarão em campo para decidirem uma classificação.

O primeiro confronto entre o Alvinegro Paulista e o Rubronegro Carioca em um mata-mata foi no Campeonato Brasileiro de 1984. No primeiro jogo, no Maracanã, vitória do Flamengo por 2 a 0. No jogo de volta, no Morumbi, o Timão goleou por 4 a 1 e garantiu a classificação.

Em 1989 os times voltaram a se enfrentar, desta vez pela Copa do Brasil, também nas quartas. No primeiro jogo, os cariocas venceram por 2 a 0. No confronto em São Paulo, o Corinthians venceu por 4 a 2, mas o saldo qualificado (gols marcados fora de casa) deu a classificação ao rubro-negro.

Pela Libertadores, o único confronto aconteceu em 1991, ainda na primeira fase. O primeiro jogo foi no Maracanã e terminou com empate em 1 a 1. Já no jogo em São Paulo, a vitória foi do Flamengo por 2 a 0.

O árbitro escalado para o confronto desta quarta-feira é o paraguaio Carlos Amarilla. Os assistentes, também paraguaios, serão Emigdio Ruiz e Nicolás Adolfo Yegros. O quarto árbitro será o brasileiro Marcelo de Lima Henrique.