Noticias


Willian, ao centro, é abraçado por Elias, Dentinho e Danilo após a abertura do placar. Foto: © Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Timão fecha a primeira fase com a melhor campanha

Corinthians encerra a fase de grupos da Libertadores com vitória, chega aos 16 pontos e agora encara o Flamengo nas oitavas.
Já classificado para a próxima fase da Copa Libertadores da América, o Corinthians venceu o Independiente de Medelin, nesta quarta-feira, no Pacaembu, por 1 a 0. Sem Ronaldo, poupado, Iarley iniciou a partida como titular. Além do Fenômeno, Felipe também não entrou em campo, em função de uma lesão muscular que pode afastá-lo também da primeira partida das oitavas de final. No restante das posições, técnico Mano Menezes mandou a campo a base que está se consolidando como titular dentro da competição sul-americana.

O Corinthians iniciou a partida pressionando os visitantes. Sufocou a saída de bola e ficou boa parte do tempo no campo de ataque. Com Iarley e Dentinho na frente, o Timão jogava em velocidade e dava trabalho ao goleiro Bombadilla, do time colombiano, que fez grandes defesas.

Já Júlio César, o substituto de Felipe no gol alvinegro, só teve trabalho aos 18, quando espalmou para escanteio um chute de longe de Restrepo. Aos 21, Roberto Carlos soltou uma bomba da intermediária que acertou o travessão. No rebote, Elias chutou de longe, mas o goleiro pegou.

Aos 22, Roberto Carlos, em cobrança de lateral, mandou a bola na área. William desviou de cabeça, para trás. O zagueiro Valencia tentou afastar, mas acabou desviando para o próprio gol: 1 a 0.

Na etapa complementar, logo aos sete minutos, o Timão teve a primeira chance de ampliar. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou na área para Chicão. O zagueiro tentou o chapéu em Bobadilla, mas a bola subiu demais, tocou no travessão e voltou nas mãos do goleiro. Os colombianos responderam em seguida com Restrepo, que chutou de longe e obrigou Julio Cesar a fazer ótima defesa no canto esquerdo.

Jorge Henrique entrou no lugar de Dentinho e foi dele a melhor chance do segundo tempo. Ele chutou rasteiro de fora da área e por pouco não acertou o canto esquerdo. Souza ainda entrou no lugar de Iarley, mas com a vitória encaminhada e a classificação garantida, o Timão tratou de administrar o resultado, de olho nas oitavas de final.

O Corinthians encerrou a primeira fase da Libertadores com 16 pontos e a melhor campanha entre as 32 equipes participantes. No seu primeiro confronto pelos mata matas, terá pela frente um adversário brasileiro. É o Flamengo, que ficou com a última vaga entre os segundos colocados dos grupos. O primeiro encontro das duas maiores torcidas do Brasil acontece na próxima quarta-feira, 28, às 21h50, no estádio Maracanã.