Noticias


Dentinho saiu do banco de reservas e fez o gol da vitória corinthiana. Foto: © Daniel Augusto Jr / Ag. Corinthians

Jogo difícil, vitória e retorno ao G4

Diante do São Caetano, com desfalques e jogadores poupados, o Corinthians marcou no final e voltou a vencer no Paulista.
Era o confronto do quinto contra o sexto colocado no Campeonato Paulista. São Caetano e Corinthians tinham o mesmo número de pontos e buscavam entrar no G4 da competição. Equilíbrio nas campanhas, que se traduziu em um confronto disputado, decidido nos minutos finais com um gol de Dentinho.

O Corinthians entrou em campo com sete alterações em relação à equipe que enfrentara o Botafogo-SP na última quinta-feira. Chicão, lesionado, deu lugar a Paulo André, enquanto Roberto Carlos retornou à lateral esquerda depois de cumprir suspensão. Ralf, que havia ficado no banco de reservas na rodada anterior, formou o meio com Jucilei, Morais e Danilo, este retornando de lesão. Iarley e Souza formaram o ataque. Ronaldo e Tcheco não chegaram a ser relacionados, enquanto Jorge Henrique, Dentinho e Elias entraram no segundo tempo.

Nenhuma equipe se arriscou no início da partida. Mesmo assim, foram corinthianas as primeiras chances de gol. Aos 8, Souza recebeu na entrada da área, mas foi bloqueado por Marcelo Batatais no momento da conclusão. Cinco minutos depois, Iarley chutou de longe, com perigo, a direita do gol. Aos 15, Morais tentou de fora da área, mas a bola foi para fora, à esquerda da meta do Azulão.

A esta altura o domínio era do Timão. Aos 20, Ralf cruzou para dentro da área, o zagueiro Anderson tentou cortar, mas chutou sobre Bruno Recife, que conseguiu afastar antes que Souza aproveitasse o rebote.

Aos 24, Danilo fez boa jogada e cruzou na grande área para Iarley, que tabelou com Souza, mas não conseguiu concluir a gol. No minuto seguinte, o São Caetano conseguiu o seu primeiro lance de perigo. Na bola cruzada na área, Luciano Mandí girou e chutou a gol. Felipe esticou-se e conseguiu fazer a defesa em dois tempos.

Depois dos 30 minutos, o ritmo do jogo caiu. E o número de passes errados, por outro lado, subiu. Os ataques não conseguiam avançar até as zonas de conclusão e os lances de maior perigo surgiram em bolas paradas.

Em um desses lances, uma cobrança de escanteio pela esquerda de ataque do São Caetano, aos 44, o zagueiro Anderson completou de cabeça. A bola passou perto do gol.

No segundo tempo, as duas equipes retornaram com as mesmas formações. Mas o panorama do confronto ficou diferente. Partindo para o ataque com mais ímpeto, o Corinthians mostrou que queria a vitória.

Logo aos 3 minutos, Iarley rolou para trás, Roberto Carlos tentou finalizar, mas a bola explodiu na zaga do São Caetano. Aos 7, Morais recebeu na intermediária, girou, se livrou da marcação e chutou cruzado, na entrada da área. A bola passou raspando.

Aos 11, a melhor chance de gol até então: Danilo lançou Roberto Carlos na esquerda. O lateral cruzou rasteiro para Souza, que completou de primeira, dentro da pequena área. Luiz, goleiro do São Caetano, fez grande defesa.

Aos 15, veio a resposta do São Caetano. Eduardo invadiu a área pela esquerda e chutou cruzado. A bola desviou na zaga, mas mesmo assim Felipe conseguiu mandar para escanteio.

Aos 16 e aos 21, o técnico Mano Menezes mandou para o campo os atacantes Jorge Henrique e Dentinho, nos lugares de Iarley e Danilo. O time ficou mais ofensivo e aumentou a pressão sobre o São Caetano.

Aos 27, Roberto Carlos cobrou falta perto da área. O chute saiu forte, no canto do goleiro, e a bola passou muito próxima à trave. Aos 37, Elias, que entrara no lugar de Morais, tabelou com Jorge Henrique e, dentro da área, bateu de primeira. Atento, o goleiro Luiz fez a defesa.

A pressão aumentava a cada minuto sobre a defesa do Azulão. E aos 41 minutos, saiu o gol corinthiano. Jorge Henrique recebeu na direita, se livrou da marcação e cruzou no segundo pau. Dentinho, por trás da zaga, completou de cabeça para o fundo da rede.

Após o gol, o Timão passou a administrar o resultado, valorizando a posse de bola e bloqueando os avanços do São Caetano. O time do ABC já não tinha mais forças para buscar a reação e o placar ficou no 1 a 0 para o alvinegro.

Com o resultado, o Corinthians chega ao quarto lugar, com 23 pontos no Campeonato Paulista. O foco passa agora para a Copa Libertadores da América. Nesta quarta-feira, a equipe de Mano Menezes enfrenta o Independiente de Medelin. O confronto acontece em Bogotá, a mais de 2,6 mil metros de altitude.