Noticias


Para Mano, só a vitória interessa

Daniel Agusto Jr/Ag. Corinthians

O jogo mais aguardado do ano

Nesta quarta-feira à noite Timão estreia na Copa Libertadores da América, competição que virou prioridade para o clube no ano do centenário e deve mobilizar a torcida em peso.
Depois da expectativa que envolveu a divulgação da lista dos 25 inscritos do Timão na Libertadores, o foco agora é na estreia. O primeiro jogo do Corinthians na Copa Santander Libertadores acontece na próxima quarta-feira, contra o Racing do Uruguai. A lista oficial dos selecionados para disputar o torneio foi divulgada na tarde da segunda-feira e trouxe como principais novidades os laterais Moacir e Dodô.

Definidos os 25 atletas inscritos no torneio, a dúvida agora é pela escalação do time que entra em campo na quarta-feira. Ronaldo tem a volta garantida, já que foi poupado nas últimas partidas para estar preparado para a estreia. O meia Danilo tenta se recuperar de lesão para atuar nesta quarta. Ausente dos gramados desde o último dia 27, no empate com o Mirassol, ele ainda sonha com a estreia.

O coletivo desta segunda-feira antecipou a provável escolha do técnico Mano Menezes. Em entrevista ao programa Bem-Amigos, o comandante alvinegro antecipou que a equipe titular deve ser com Felipe, Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Elias, Tcheco e Jorge Henrique; Ronaldo e Iarley ou Defederico.

Enquanto a competição passa a ser prioridade no ano do centenário do Timão, o adversário desta quarta-feira, o Racing do Uruguai, tem planos mais modestos no torneio. Será sua primeira participação em Libertadores. O alviverde uruguaio faz campanha fraca no Clausura (campeonato local), onde ocupa a 11ª posição entre 16 equipes participantes.

O Racing de Montevidéu se classificou para o torneio continental ao vencer o Atlético Júnior da Colômbia na Pré-Libertadores. Os uruguaios disputaram a vaga por ter sido o segundo colocado da Liguilla, torneio classificatório que reuniu seis equipes.Além do Racing ainda estão no grupo do Corinthians Independiente Medellín (Colômbia) e Cerro Porteño (Paraguai).


A COMPETIÇÃO - A Copa Libertadores de 2010 é a 51ª edição do campeonato, realizado todos os anos pela Confederação Sul-Americana de Futebol. Equipes das dez associações sul-americanas mais o México participam do torneio. Durante o mês de junho a competição será interrompida durante as oitavas-de-final para a disputa da Copa do Mundo FIFA na África do Sul. Com isso o término do torneio será em 18 de agosto.

O vencedor garante uma vaga na Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2010 que será disputado em dezembro, nos Emirados Árabes Unidos, como representante da Conmebol e o direito de disputar a Recopa Sul-Americana de 2011.

A princípio 38 equipes participariam desta edição da Copa Libertadores, como nos anos anteriores. No entanto os clubes San Luis e Guadalajara, do México, foram convidados a retornar a competição a partir das oitavas-de-final para compensar a desistência dos mesmos da edição anterior devido ao surgimento da gripe A (H1N1).

As partidas da primeira fase foram disputadas entre os dias 26 de janeiro e 10 de fevereiro. Doze equipes disputaram esta fase, mas só seis se classificaram a fase seguinte: Racing (uruguai), Cruzeiro (Brasil), Emelec (Equador), Universidad (chile), Libertad (Paraguai), Juan Aurich (Peru).

As partidas da segunda fase começaram a ser disputadas dia 9 de fevereiro e seguem até 22 de abril no sistema de grupos. Devido ao aumento no número de equipes participantes, apenas os campeões de grupo mais os melhores seis segundo colocados avançam, totalizando 14 classificados.

Para a determinação dos cruzamentos a partir das oitavas-de-final, as equipes serão divididas entre os primeiros colocados e os segundos colocados na fase de grupos, definido os cruzamentos da seguinte forma: 1x16; 2x15; 3x14; 4x13; 5x12; 6x11; 7x10 e 8x9, sendo de 1 a 8 os primeiros de cada grupo e de 9 a 16 os segundos. Os clubes Guadalajara e San Luis foram previamente definidos como 13 e 14, respectivamente, o que exclui as duas piores equipes classificadas em segundo lugar entre os grupos.

A ordem dos cruzamentos também servirá para determinar, em todas as fases, qual equipe terá a vantagem de jogar a partida de volta em casa, sendo sempre o time de melhor colocação a ter este direito.

Caso três ou mais equipes mexicanas se classifiquem para a fase quartas-de-final, os cruzamentos serão alterados para que essas equipes se enfrentem no mesmo lado da chave, mesmo que o emparceiramento não aponte para isso, de forma a que elas se eliminem entre si. Nas semi-finais, a regra vale para times de qualquer nacionalidade.

O Corinthians entra em campo na quarta-feira (24), contra o Racing, do Uruguai, às 21h50 no Pacaembu, para fazer sua primeira partida na Libertadores 2010. O juiz do confronto, válido pelo grupo 1 da competição, será o boliviano Raúl Orosco, que será auxiliado por Jorge Calderón e Juan Arroyo.