Noticias


Mano responde a perguntas de "Twitteiros". Foto: © Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians.

“Twitteiros” entrevistam Mano

Técnico foi sabatinado via Twitter, após ter anunciado em seu perfil que responderia em seu site oficial a 11 perguntas selecionadas.
Desde que anunciou, na última quinta-feira, que escolheria algumas perguntas endereçadas a ele, o técnico Mano Menezes recebeu milhares de perguntas através de seu perfil no microblog. A “entrevista exclusiva” foi uma forma encontrada pelo treinador de agradecer ao apoio que recebe diariamente de seus 904 mil seguidores (“followers”). Depois de um grande trabalho de seleção, 11 foram escolhidas: Os vencedores ganharão a nova camiseta do Corinthians, autografada pelo treinador.

Alexandre, São Paulo - SP(@Alertm):
O Corinthians, com os novos reforços, continuará jogando no 4-3-3? Qual seu esquema de jogo predileto?
MANO:
Todos os esquemas de jogo são bons. E a minha escolha, para a maneira da equipe jogar, respeita as características dos jogadores que tenho no grupo. O 4-3-3 foi escolhido considerando, principalmente, as características de Dentinho, Jorge Henrique e Ronaldo.

Marcos, Londrina - PR (@MarcosXingu):
Porque uns jogadores como Jucilei tem grande retorno na contratação e outros não? É a torcida, a camisa ou o jogador?
MANO:
Quanto a isso, o futebol é muito subjetivo, nunca assegurando que um jogador vá ter o mesmo desempenho anterior. Alguns têm mais facilidade de adaptação do que outros. O trabalho da Comissão Técnica é tentar tirar o máximo de rendimento de cada um, mas isso nem sempre acontece.

Rogério Januário, São Paulo – SP (@rjanuario):
Com a chegada dos novos reforços, qual a melhor formação para o Time de 2010 ?
MANO:
A chegada dos novos jogadores é recente e precisamos de um período maior para, realmente, conhecer suas características no dia-a-dia. O que estamos procurando é criar mais opções para poder variar a maneira da equipe jogar porque será necessário no confronto com diferentes escolas do futebol sul-americano.

Diego, Lins-SP (@diegom0rais):
Uma parte da torcida quer a Libertadores como obrigação. Você acha q isso pode atrapalhar seu trabalho ano que vem?
MANO:
Contamos com a inteligência do torcedor Corinthiano para entender que a Libertadores é um dos torneios mais difíceis do mundo. Vamos continuar trabalhando sério para continuar brigando sempre por títulos, inclusive, a Libertadores de 2010. A pressão para as conquistas é absolutamente normal em um clube grande como o Corinthians.

Anelise, Itu-SP (@anefontoura):
Mano, qual o fator que levou a escolha de Itu para a concentração?
MANO:
Itu nos oferece uma excelente estrutura, que ainda não temos no Corinthians em São Paulo. Além disso, podemos treinar com mais privacidade, que em determinados momentos é muito importante. Outro fator considerado, é o clima da cidade.

Andrey , Brusque – SC (@andreydoran):
Mano, o que você nunca esquece de dizer na preleção antes dos jogos?
MANO:
Que no futebol é possível perder e ganhar qualquer jogo, contra qualquer adversário. E que o resultado vai ter relação direta com a produção que tivermos em campo, sempre.

Afonso, Votuporanga - SP (@Afonso_lss):
Para você qual é a maior diferença dos técnicos europeus para os brasileiros? E qual estilo mais lhe agrada?
MANO:
Os técnicos europeus têm uma formação teórica melhor do que a nossa. Isso, lhes dá uma vantagem quanto a metodologia de treinamento, que é, juntamente com a barreira da língua, onde precisamos melhorar para recebermos oportunidades nos clubes de ponta da Europa. Os técnicos brasileiros sabem muito de futebol e dão provas dessa capacidade quando enfrentam técnicos estrangeiros, mas seus métodos pedagógicos precisam ser melhor embasados. Particularmente, gosto muito do trabalho do Arsène Wenger, do Arsenal (da Inglaterra).

João Gleidson, Belo Jardim – PE (@jgtenorio):
Mano, você tem algum treinador em que se espelhou? Algum ídolo na profissão?
MANO:
Todos os técnicos vencedores servem de espelho para nós. Mas, todos temos características diferentes que formarão um profissional único. Como gaúcho, tive a oportunidade de acompanhar o trabalho de grandes técnicos como Ênio Andrade e Luiz Felipe Scolari com os quais procurei aprender bastante.

Fabricio, Adrianópolis –Pr (@fabricioadp):
Você costuma acompanhar jogos da 2ª divisão para observar novos possíveis jogadores para o Timão?
MANO:
Um dos trabalhos do técnico é estar atualizado com tudo que acontece no mercado do futebol, independente da divisão. Acompanho todos os jogos, dentro das possibilidades, para saber das revelações que surgem, os momentos vividos por cada jogador e o desempenho tático dos adversários.

Felipe, São Paulo - SP (@felipe_pinheiro):
Qual foi o momento que a torcida mais lhe emocionou ao longo de sua passagem no Corinthians?
MANO:
A torcida teve um papel fundamental na conquista de todos os títulos. Mas, especialmente em um momento difícil da temporada de 2008, lotou o Morumbi para nos incentivar na vitória de 4X0 sobre o Goiás. Seu apoio foi determinante para uma grande reação na temporada e essa força me marcou muito.

Pablo Orlando, Fortaleza - CE (@pabloorlando):
Mano, você tem orgulho de ser o treinador mais em sintonia (time+torcida+treinador) do nosso país?
MANO:
Essa sintonia é parte importante no sucesso de um técnico. Procuro respeitar o espaço de cada um, desempenhando bem o meu papel para ter a confiança dos jogadores e torcedores. Fico muito feliz com a confiança do torcedor Corinthiano que me acolheu bem, desde a minha chegada.