Noticias


Jorge Henrique abriu o placar que garantiu o Tri da Copa do Brasil. Foto: © Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians.

É campeão!

Após vencer o jogo de ida no Pacaembu por 2 a 0, com um empate em 2 a 2 no jogo de volta, o Timão conquistou seu terceiro título na Copa do Brasil.
Corinthians e Internacional disputaram o primeiro jogo da final no Pacaembu, no dia 17 de junho. No jogo de ida, os donos da casa venceram por 2 a 0 e abriram grande vantagem para o jogo de volta. O duelo final da Copa do Brasil aconteceu no estádio Beira-Rio em Porto Alegre. Em uma final tensa de muitos cartões, confusão e expulsões, Internacional e Corinthans empataram em 2 a 2, resultado que deu o título ao Timão.

O jogo no Beira-Rio começou com marcação forte e jogadas duras. O Internacional pressionou, mas não conseguiu criar chances de gol. Até que aos 20 minutos, em um contra-ataque rápido, Jorge Henrique marca de cabeça e abre o placar a favor do Timão.

O jogo ficou truncado com as duas equipes pressionando muito e com muitas faltas. Mas aos 28, em tabela na entrada da área, André Santos entrou pela esquerda e chutou forte para ampliar. Ainda no primeiro tempo, o Internacional teve duas boas chances com Nilmar, mas Felipe defendeu. O primeiro tempo terminou em 2 a 0 para o Corinthians.

No segundo tempo, o Timão ainda teve boas chances de ampliar, mas quem pressionou mesmo foram os donos da casa. Ronaldo ainda perdeu uma chance clara de ampliar antes de, aos 25 minutos, o Colorado diminuir a desvantagem, em gol de Alecsandro.

Logo em seguida, novamente com Alecsandro, o Internacional deixou tudo igual. Antes do reinício, houve uma grande confusão em campo que acabou com a expulsão de D’Alessandro e dos dois técnicos. Em seguida, Elias cometeu falta, levou o segundo amarelo e acabou sendo expulso também.

A etapa complementar teve seis minutos de acréscimo. Mas aos 45 os jogadores do Timão já comemoravam a vitória no banco. Com 51 minutos, fim de jogo. Internacional 2 a 2 Corinthians e o Timão conquista o tri-campeonato da Copa do Brasil.


A Campanha

A campanha do Corinthians na Copa do Brasil começou no mês de abril. Foram 10 jogos com cinco vitórias e apenas uma derrota. Acompanhe abaixo a retrospectiva dos jogos que antecederam a grande conquista desta quarta-feira.

Dia 04 de março – A estreia do Corinthians na Copa do Brasil 2009, diante do Itumbiara, em Goiás, teve entre as suas atrações também a estreia de Ronaldo com a camisa alvinegra. Com gols de Chicão e André Santos o Timão alcançou o placar de 2 a 0 que eliminou a necessidade do jogo de volta em São Paulo e garantiu a classificação para a fase seguinte. O Fenômeno começou no banco e entrou aos 19 minutos do segundo tempo.

Dia 15 de abril – O Corinthians vence o Misto por 2 a 0 no jogo de ida, no Mato Grosso do Sul. Assim, novamente conseguiu a classificação em apenas uma partida e passou para a fase de oitavas de final. Mesmo sem uma grande atuação do time, o técnico comemorou o resultado. “Não foi um jogo maravilhoso, mas fizemos o suficiente para ter a vitória por dois gols”. Para Mano, foram as atuações de três atletas que garantiram a vantagem, se referindo a Chicão, André Santos e Morais.

Dia 29 de abril – No primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, na Arena da Baixada, em Curitiba, o Atlético/PR chegou a abrir vantagem de 3 a 0 sobre o Corinthians. O Timão reagiu e, em apenas seis minutos, marcou dois gols e reduziu a desvantagem. O técnico Mano Menezes saiu de campo apostando na capacidade de reação da equipe para virar o jogo no Pacaembu.

Dia 06 de maio – O Timão jogou no Pacaembu, embalado pela torcida e pela conquista do Campeonato Paulista. Depois de perder o jogo de ida por 3 a 2, o Corinthians venceu o Atlético/PR por 2 a 0 no jogo de volta e garantiu a classificação para as quartas-de-final. Além da festa nas arquibancadas, o jogo teve uma excelente atuação de Ronaldo, que marcou os dois gols do Timão.

Dia 13 de maio – A primeira partida das quartas-de-final contra o Fluminense marcou o jogo 100 de Mano Menezes no comando do Corinthians. O jogo foi disputado no Pacaembu e o Timão venceu por 1 a 0, abrindo vantagem na disputa pela vaga na semi-final. Após a partida, Mano Menezes elogiou o desempenho da sua equipe e mostrou-se satisfeito com a vitória e com Dentinho, jogador que marcou o gol.

Dia 19 de maio – Com a vantagem de ter ganho o jogo de ida no Pacaembu, o Corinthians garantiu a vaga na semi-final com um empate no Maracanã contra o Fluminense. A partida de volta contou com todos os titulares do Timão em campo e o trio ofensivo formado por Ronaldo, Dentinho e Jorge Henrique. William, que estava lesionado e não jogava desde a final do Paulistão, também voltou a campo. O jogo terminou com um empate em 2 a 2, com gols de Chicão e Jorge Henrique para o time paulista.

Dia 27 de maio – O Timão foi ao Rio de Janeiro enfrentar o Vasco da Gama no Maracanã, na primeira partida da semifinal. Ronaldo, com uma contratura na panturrilha não viajou ao Rio. No Maracanã lotado, Corinthians e Vasco empataram em 1 a 1. O resultado levou a decisão para o Pacaembu e deu a vantagem para o Timão por ter marcado fora de casa. Para o Corinthians, quem balançou a rede foi Dentinho.

Dia 03 de junho – Em uma partida difícil, o gol marcado fora de casa na semana anterior fez toda a diferença. No Pacaembu, Vasco e Corinthians ficaram no 0 a 0, o que garantiu a vaga na final para o Timão. No jogo, destaque para a atuação de Ronaldo que balançou na frente de Amaral e deixou o vascaíno no chão. Além disso, boa parte do resultado ficou por conta da excelente atuação do goleiro Felipe que, mais uma vez, fez grandes defesas.

Dia 17 de junho – No primeiro jogo da final da Copa do Brasil, o Timão recebeu o Internacional no Pacaembu. Com uma excelente atuação, venceu o adversário por 2 a 0 e abriu uma grande vantagem para o jogo de volta, no estádio Beira-Rio. Desta vez, quem balançou a rede para o Timão foram Jorge Henrique e Ronaldo.

Internacional 2x2 Corinthians

Internacional
Lauro, Bolívar (Danilo Silva), Índio, Danny Morais e Kleber; Glaydson (Alecsandro), Guiñazu, Magrão e D'Alessandro; Taison (Andrezinho) e Nilmar
Técnico: Tite

Corinthians
Felipe, Alessandro, Chicão, William e André Santos (Diego); Cristian, Elias e Douglas; Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho (Boquita);
Técnico:Mano Menezes

Local: Beira-Rio, Porto Alegre
Árbitro: Ricardo Ribeiro (MG)
Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Roberto Braatz (PR)
Público: 50.286
Renda: R$ 754.460,00
Cartões amarelos: André Santos, Jorge Henrique (Corinthians), Bolívar, Índio, D'Alessndro e Taison (Internacional)
Cartões vermelhos: D'Alessandro (Internacional), Cristian e Elias (Corinthians)
Gols: Jorge Henrique, aos 20min, e André Santos, aos 28min, do primeiro tempo; Alecsandro, aos 25min e 29min do segundo tempo.